terça-feira, 10 de maio de 2011

Domingo, 01/05 – Going to the church!!

Por Fer.

Hoje é domingo, dia de conhecer a Igreja do Nazareno daqui (Church of the Nazarene Dianella). Aqui na Austrália não tem dessa de “vai com a gente que ainda cabe mais um”. Aqui, são só cinco pessoas no carro, e todas têm que usar cinto, se não, é multa na certa. Como não ia caber todos nós no carro da família, o Pr. Tim passou para pegar a Mary e eu. Passamos em vários bairros até chegar à igreja, e indo para lá, ele mostrou a parte mais pobre da cidade, onde moram até refugiados de outros países. Nossa, é igual a um bairro de classe média no Brasil. Falei pra ele de como é a pobreza daí, das favelas, feitas da pior madeira (imagina o trabalho que deu pra eu falar isso). Ele aproveitou pra falar que aqui em Perth foi proibido construir em madeira, porque aqui tem muito cupim.
Chegamos, conhecemos várias pessoas. Aqui eles se cumprimentam só com “bom dia”. Eu falei pro Pr. Tim que no Brasil, o pessoal se cumprimenta com “a Paz do Senhor” e ele falou que aqui isso é muito estranho!!! Agora, toda vez que ele me vê e fala “Peace of the Lord”!!
O culto aqui é mais tradicional, só a Anna toca (e toca muito bem) o piano, e o Pr. Tim canta (bem também). Eles mesclam hinos antigos (do hinário Nazareno, por ter muitos idosos lá), com uns louvores mais atuais, pra animar o pessoal mais jovem. Ainda assim, só louvores mais lentos, de adoração, poucas palmas... Teve santa ceia, com um pãozinho tipo pão sírio e o suco era bem aguadinho. A palavra foi linda, eu consegui entender uns 50 %, o Tar disse que entendeu uns 10%, 20%. O pastor  foi camarada, falou devagar, deu pra pegar pelo menos o principal. Saímos de lá para ir pra outra igreja, onde tinha uma comemoração. Foi tão bom encontrarmos uma brasileira por lá!!! Vocês não sabem o quanto cansa ficar ouvindo e tendo que falar inglês o tempo todo. Ficamos muito felizes em conhecer a Lúcia, que está aqui há quase 30 anos, e por poder falar um pouquinho (e por sermos entendidos) na nossa língua.
Fomos, eu, o Tar e o David com o Pr. Tim, ver kangaroos!!!! Mas esqueci o cartão de memória da câmera colocado no notebook. Ai, mas são tão lindos!!!!! Eu e o Tar tentamos nos aproximar abaixados, com um pouco de grama nas mãos, mas eles assustavam e saíam de perto. Queria tanto poder postar essas fotos, mas não tive como... Vai ficar pra próxima...Mas eles são muito fofinhos :)
Ficamos conversando à tarde, e pra janta teve uma sopa deliciosa com legumes, carne moída, tofu e muiiiita pimenta, dessas comidas que você tem que comer com um copo de água junto. A Mary também fez umas panquecas com massa de batata batida, com mais umas coisas, nossa, muuuuito boa também. Enquanto a gente comia, eles falavam toda hora “hummm, it’s hot!!”, e bebiam um gole d’água.

O nosso domingo terminou preparando as coisas para a “segundona”, dia de teste de classificação de níveis de Inglês, para a separação de classes. Agora sim vai começar pra valer!! Estamos animados!!
Até mais!!!!!

Um comentário:

  1. Êta pimentinha danada de forte, heim? Cheguei a sentir a minha lingua ardendo! Hehehe
    Que bom que encontraram uma patrícia, aí! Esse mundo é pequeno e vocês, jovens, dinâmicos e aptos a conquistá-lo. Estão se tornando cidadãos do mundo! E estão colocando em comum, também, a beleza da alma de vocês. Sejam felizes e bons testes!
    Beijos. Miike

    ResponderExcluir